segunda-feira, 14 de novembro de 2011

DIVERSIDADE CULTURAL

PLANO DE AULA

Tema: Como trabalhar o filme KIRIKU E A FEITICEIRA, com os alunos despertando a magia, a coragem e astúcia: sua cultura e tradição africana.

Data:18/11/2011 Publico Alvo: 3º ao 5º Ano Horário: 200min

Justificativa: Mostrar através do filme Kiriku e a Feiticeira um pouco da história e da cultura africana, contribuindo para o processo de conhecimento dos alunos para que tenham respeito pelo diverso e assim trabalhar o conceito de multiculturalismo. Para que desta forma os alunos possam compreender fatos comuns da vida africana e relacionem com a nossa própria cultura.

Objetivo Geral: Conhecer a cultura africana em um aspecto abrangente para que se construa outro olhar quanto a cultura africana e desmitifique a visão de “miséria”. Conhecer mitos e diversas etnias de povos que fazem parte da nossa história e da formação do povo brasileiro.

Objetivo Específico: Usar o enredo do filme como unidade de ensino do conhecimento, proporcionando na sala de aula um ambiente de diálogo, integração, e socialização entre todos. Levando os alunos a pensarem para que assim percebam e compreendam a importância de se estudar a cultura africana na sala de aula.

Recursos didáticos

Aparelho de som

DVD

Data show

Papel A4

Capim

Cola

Tesoura

Desenvolvimento:

Trata-se de um filme infantil, porém um filme que encanta todos os públicos.

O filme passa em uma tribo africana.

As mulheres são caracterizadas tal como elas são.

A música não existe apenas como trilha sonora, mas acontece como parte do dia-a-dia do povo.

O que o filme quer dizer? Se refletirmos que o amor, a verdade, a generosidade, a tolerância aliados à inteligência são capazes de vencer o preconceito e as diferenças entre os seres humanos.
Entendam que muitas vezes compreender e ajudar o outro em vez de criticá-lo, é a base para solução de muitos problemas que nos impedem de vivermos em paz. Conhecer a cultura dos povos africanos e suas tradições e também conhecer um pouco mais da nossa própria história.

Oficina:

Confecção de casinhas africanas:

A oficina devera ser formada por grupos de sete participantes, onde cada aluno ficara responsável pela confecção de uma casinha decorada.

Modo de fazer:

Usando material de apoio, recorte e monte a planificação do cone e do cilindro.

A partir da junção dos sólidos geométricos, você poderá criar a casa dos africanos.

Que tal ornamentar sua criação?

Use capim seco e cole ao redor de todo o cone, simulando assim o telhado.

Feita a proposta de atividade, o professor, se necessário deve intervir para que haja a participação de todos os alunos.

Avaliação:

Será realizada através de observação, priorizando os seguintes itens:

Concentração

Trabalho em equipe

Diálogo.

REFERÊNCIAS:

Sites:

http://www.grupoescolar.com/materia/africa/html

http://www.pime.org.br/missaojovem/mjevangincultidoso.htm

http://www.portalafro.com.br/estilos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário